CASA VARANDA

Localizada no condomínio Casa Viva, em Santa Maria, a Casa Varanda foi projetada para um jovem casal em busca de uma residência ampla, leve e confortável. O terreno, medindo 26x25m, permitiu incorporar uma grande área construída sem comprometer as áreas verdes, altamente valorizadas pelos clientes.

Como o nome sugere, o espaço de estar externo na Casa Varanda foi enfatizado nas discussões com os clientes durante o desenvolvimento do projeto. A busca por um ambiente confortável, que servisse como extensão dos espaços internos, orientou a configuração da residência no térreo. Pedra, madeira e concreto aparente compõem o espaço, refletindo a arquitetura da residência.

A fachada principal exibe volumes definidos por distintas materialidades: pedra natural, madeira e reboco rústico. Destacam-se também os alinhamentos, tanto verticais – entre as esquadrias do térreo e do pavimento superior – quanto horizontais, através das marquises em concreto aparente.

Compondo a fachada principal da Casa Varanda, duas amplas esquadrias proporcionam equilíbrio às paredes sem janelas, e revelam detalhes construtivos dos interiores, tais como a escada na sala de estar e a abertura zenital com pergolado em concreto aparente no pavimento superior. O pergolado acontece, também, no térreo, ainda que em diferente material – madeira – criando ritmo entre pavimentos.

Internamente, a pedra natural e a madeira, presentes nas fachadas, conferem unidade à residência. Os tons claros dominam o ambiente social, harmonizando com a vegetação natural no jardim sob a escada e pontos de cor no mobiliário.

Ripas de madeira compõem o hall de acesso, criando um anteparo que oferece privacidade ao espaço social sem obstruir completamente a visão. O revestimento em pedra se estende do hall ao estar, reforçando a materialidade da residência.

A fachada dos fundos segue a linguagem arquitetônica da frontal, mantendo a coerência. Dois volumes em pedra clara delimitam a laje em concreto aparente que cobre a varanda, espaço que inspira o nome da residência. O pergolado em madeira da fachada principal também adorna a varanda, integrado à laje de concreto.

No segundo andar, amplas esquadrias garantem luz solar abundante para as duas suítes e o estar íntimo, enquanto uma janela de canto proporciona vistas encantadoras para a área verde adjacente.

Dani e Guilherme
Dani e Guilherme

Ao pesquisarmos sobre escritórios de arquitetura para o projeto da nossa casa, optamos pelo Estúdio Vértice, pois, desde o primeiro momento, sempre foram muito assertivos em suas considerações. Com o desenvolvimento dos projetos, notamos muito profissionalismo, criatividade e competência, além do cumprimento dos prazos que nos eram estipulados. Estamos muito satisfeitos com o resultado da nossa obra, com a qualidade dos projetos que nos foram entregues e a atenção que tiveram conosco em todos os detalhes.