MORADA SOSSEGO

Pensada para um casal que recebe filhos e netos com frequência, a Morada Sossego foi projetada para proporcionar espaços confortáveis, práticos e aconchegantes aos moradores. Compacta, a tipologia térrea foi uma premissa fundamental, de maneira a atender o estilo de vida dos clientes.

A disposição dos ambientes na Casa Sossego é bastante particular: a área social, tradicionalmente conectada ao pátio dos fundos, neste projeto, localiza-se adjacente ao pátio frontal da residência, que funciona como abrigo para carros. Desta forma, abrindo-se as amplas esquadrias, uma generosa varanda se forma em frente à casa, possibilitando aos clientes desfrutarem do espaço, bem como acompanharem as brincadeiras dos netos na vizinhança.

Considerando a natureza térrea da construção, optou-se por elevar o nível do solo ao máximo possível para a Morada Sossego, buscando um equilíbrio estético em relação às casas vizinhas e potencializando a iluminação e ventilação naturais. Assim, o acesso de pedestres é feito por uma escadaria situada na lateral mais elevada do terreno, onde o desnível entre a calçada e a residência é menor, resultando em menos degraus.

A laje de concreto aparente que caracteriza a fachada principal e define o abrigo de carros estende-se também pelas fachadas laterais e pela fachada dos fundos da Morada Sossego, proporcionando uma unidade visual à residência. Como complemento da materialidade, reboco rústico é aplicado tanto nas paredes externas quanto nas internas, conferindo acabamento.